Levantamento de Informações

Levantamento de Informação

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Cada fase do processo de desenvolvimento tem uma finalidade específia para atingir os melhores resultados, tanto para o desenvolvimento como para a prática do processo. Esses objetivos variam desde melhorar o entendimento, facilitar a comunicação entre as  equipes, reduzir a distância entre o negócio e a área de TI (Tecnologia da Informação) e principalmente, atender as politicas/normas internas e externas.

Mais uma  vez, vamos deixar o conceito de processo bem entendido por todos. Processo define um conjunto de atividades ordenadas que orientam o desenvolvimento de software. Um processo é uma instância ou customização de algo maior já existente, um padrão metodológico de mercado, por exemplo: O objetivo é simplificar o uso da metodologia e criar algo que tenha a ''cara'' do desenvolvedor e também que ele participe.

Lista-se as necessidades identificadas junto aos usuários e solicitante, cada necessidade deve possuir uma ou mais justificativas.

Para cada funcionalidade identificada no template, deve haver o detalhamento da mesma neste template. Representa o conjunto de funcionalidades do sistema e suas possíveis situações de utilização.

Especificação textual - pode ser elaborada utilizando a técnica de casos de uso (diálogo entre o ator e sistema) ou de forma declarativa.

O protótipo refere-se a Interface Visual com usuário (desenho de tela) referente as funcionalidades do sistema. Possibilita aos envolvidos no projeto saberem qual será o impacto causado pela interface do usuário sobre a análise do sistema e o que ela exige do sistema "internamente".

A Gestão de mudanças de requisitos passa a ser necessária a partir da fase de desenho físico, onde tanto requisitos, quanto estimativas, deverão estar formalmente aprovadas.


 

 

A fase de levantamento das informações, é considerada como a mais importante e a mais crítica, é certamente, um referencial para a qualidade do desenvolvimento de um projeto.

Alguns exemplos de contextos para a aplicação dos métodos e técnicas de levantamento de informações:

Estruturação organizacional para gerenciamento por processos;

Implantação de sistemas de gestão de qualidade;

Implantação de um novo paradigma de atendimento;

Processos e sistemas automatizados para apoiar estrategicamente decisões na empresa;

Evolução dos sistemas atuais;

Desenvolvimento de um novo sistema;

Inovação tecnológica;

Nova platafoma operacional;

Desempenho, segurança, consultas flexíveis.

Brainstorming (Dinâmica de grupo para geração de idéias e também para potencializar a criatividade na solução de problemas).

Entrevistas;

Questionários;

JAD;

As ferramentas de modelagem de processos de negócios (BPM - Business Process Modeling) auxiliam tanto para a modelagem dos processos atuais, quanto para o desenvolvimento de novos processos.