Escopo do Projeto

PDF

Definir o Escopo do Projeto é uma etapa de vital importância.

Se não for feito da forma correta, o projeto estará fadado ao fracasso, uma vez que é o escopo que determina o que irá (e não irá) ser feito/ produzido/ entregue ao término do projeto.

Um escopo mal-estruturado levará inevitavelmente a falhas de cronograma e de orçamento, uma vez que os problemas decorrentes da má especificação se farão presentes e a equipe terá que achar caminhos alternativos para a execução do projeto.

O Objetivo principal da fase do escopo é determinar as expectativas e minimizar os conflitos no relacionamento entre o solicitante e os desenvolvedores de sistema. Quanto mais as expectativas forem esclarecidas, menores serão os problemas ou divergências de entendimento.

Por fim, um escopo mal definido resulta em um cliente insatisfeito, uma vez que o mesmo pediu X e recebeu Z, levando a uma insatisfação do executivo, do time do projeto e do gerente. O efeito cascata disso pode ser terrível, como uma caça-às-bruxas para determinar de quem foi a culpa, quando na verdade a culpa foi do escopo mal-definido.

solutions